segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma lição a ser aprendida

 São principalmente nos momentos difíceis que se tiram os maiores ensinamentos. Pelo menos espero que uma derrota como a de ontem sirva para isso.

Vi nessa partida de domingo algo que, pode parecer óbvio, mas muitas vezes aparenta ser esquecido por alguns times: Plano de Jogo é tão importante quanto talento.  E não sei se sou apenas eu, mas desde o ano passado eu tenho a impressão q os Eagles não tem um plano de jogo tão bem definido    ( ou pelo menos tão definido quanto o adversário).


É como se a abundância de talento desse a ilusão que " uma hora a gente decide a partida". Afinal, a qualquer toque na bola D. Jackson ou Maclin têm potencial de marcar. Uma hora Maccoy acha um espaço e corre para um TD de 35 jardas. E no final, se não tiver dando certo, Vick pode resolver com as pernas. Será? Isso pode dar certo com times muito inferiores (como a estreia contra os Rams), mas contra bons times (ou nem tanto, mas com muita experiência) a tendência é falhar na maioria das vezes.

 Você pode então me questionar "mas ano passado ganhamos duas vezes contra os Giants". Sim, é verdade, mas se deixarmos de lado a paixão e olharmos criticamente, veremos que aquele 2o jogo foi vencido tendo o time que arriscar um on-side kick (que deve ter uma chance de 90% de dar errado) e um retorno de punt para TD com cronômetro zerado (não vai ser todo dia que você terá um retorno desses).

O que tento trazer para debate aqui é que você não pode ficar a mercê de jogadas que são excessão no jogo. Não é sempre que  Samuel vai ter 2 interceptações e que Maccoy vai achar uma corrida de 50 jardas faltando 4 min pra terminar o jogo (foi assim que vencemos a 1a partida contra NY ano passado).

O que vi ontem foi os Giants com um plano de jogo muito bem estruturado. Estudou bem o time dos Eagles. Explorou seus pontos fracos na defesa (jogo corrido e passes curtos), congelando assim a cobertura e abrindo espaços para surpreender com alguns passes proundos. Neutralizou algumas armas do ataque (como os passes explosivos característicos do ano passado). Enfim, impôs o seu jogo, mesmo jogando com um time cheio de desfalques e em Philadelphia.


Me volta a mente então uma pergunta que constantemente vejo em sites americanos (principalmente de torcedores dos Birds). Será que Reid será capaz de um dia conquistar seu primeiro Anel?  Esta já é sua 13 temporada com o time. Por mais que ele seja um técnico vencedor talvez precise dar um passo adiante, buscar um upgrade em sua filosofia de jogo para poder, finalmente, chegar ao tão sonhado título da NFL.


  
 O que acharam? deixem seus comentários. Façam suas análises... FLY BIRDS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário