sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qual o milagre financeiro dos Eagles para tantas contratações de peso?

$120milhões é o teto salarial por temporada que todo time da NFL tem que respeitar ao montar seu elenco de 53 jogadores. O Eagles tomou de assalto toda a liga e imprensa especializada ao realizar tantas contratações de peso e manter jogadores chaves, mesmo com altos salários, como A. Samuel ($9 milhões esse ano). O mais impressionante é que mesmo assim o time ainda tem quase $6 milhões de cap room (dinheiro disponível). Vamos ver alguns motivos que permitiram essa grande façanha:


  1.  Jogadores chaves ainda sob contrato de calouro  
                                                   
    Somados os salários desse ano de D. Jackson / J. Maclin / L. Maccoy / D.R-Cromartie / N. Allen , o resultado da $6.5 milhões.  Só para termos uma comparação, Q. Mikell (S do time até temporada passada) assinou com os Rams e irá ganhar em torno desse valor. Se esses jogadores estivessem ganhando o que valem no mercado e não sob contrato de calouro seria praticamente impossível se reforçar tanto, sem perder peças fundamentais do elenco. (Somente D. Jackson estaria ganhando em torno de $7,5 milhões). Isso mostra a importância de um bom draft, mas também que o time vai ter muito trabalho nos próximos 2 anos com tantas peças importantes para renovar contrato (Isso será abordado futuramente aqui no blog).


         2.  Trocas bem vantajosas


    Mesmo que Kevin Kolb se transforme numa estrela da NFL, a troca feita pelos Eagles por ele pode ser considerada uma das mais vantajosas dos últimos anos. Já seria incrível se analisarmos que ele (que foi uma escolha de 2a rodada de draft) rendeu ao time um Pro bowler de apenas 25 anos (D. R-Cromartie) + uma nova escolha de 2a rodada de draft. No entanto, adicione a isto o fato que Cromartie ainda tem mais 2 anos de contrato de calouro, e esse ano receberá $950 mil (Kolb receberia $6,7 milhões). Somada essa economia aos $1,9 milhões que o time não terá mais por trocar B. Bunkley com o Denver Broncos(por uma escolha de Draft em 2013), os Eagles livraram  $7,6 milhões de Cap Room apenas com essas duas trocas. 


         3.  Re-negociação de contratos vigentes


    Dois movimentos feitos pelo time (que rendeu mais $2,8 milhões de cap room)  me chamou muita atenção:
    • A re-negociação do contrato de W. Justice (diminuiu de $4,4 milhões para 3 milhões). O interessante aqui é que não foi uma extensão de contrato. Apenas conseguiram que o jogador aceitasse ganhar menos para continuar no elenco.
    • O caso J. Hanson. Esse foi o meu preferido. Tudo indicava que o time iria trocá-lo. Devido o alto salário isso não aconteceu. O time então o cortou. E quando todos esperavam que ele assinaria com outro time, ele assina novo contrato com os Eagles, saindo de $2,2 milhões para $750 mil.


          4.  Decisão de não renovar com os Free Agents ( jogadores com contrato vencido)



    Eram 14 o número de F.A dos Eagles esse ano; ele só renovou com 1 (A. Jordan).  Isso fez com que o time já iniciasse o ano com cerca de $27 milhões abaixo do teto salarial. O risco é que muitos desses jogadores foram substituídos por jogadores com pouca ou nenhuma experiência ainda na NFL. Porém, particulamente, apenas Q. Mikell fará falta e, talvez,  D. Akers se A. Henery (calouro na posição de K) não der conta do recado; só o tempo dirá. 





    O que acharam? deixem seus comentários. Façam suas análises... FLY BIRDS!!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário