sábado, 1 de outubro de 2011

Novo esquema da DL em 2011


Por muitos anos a defesa dos Eagles foi conhecida por suas Blitz. Sob comando do coordenador defensivo Jim Johnson, o time era temido, aproximadamente há uma década, nesse aspecto (a palavra Blitz estava associada diretamente aos Eagles). No entanto essa filosofia tem sido alterada nos últimos 5 anos, e cada vez mais o sentindo de cobertura tem prevalecido na mente dos coordenadores que o sucederam. E em 2011, com o esquema Wide Nine Technique utilizado pelo novo técnico da DL ( Jim Washburn) a tendência é ser cada vez mais raro se ouvir falar em blitz no time de Philadelphia.

Vamos tentar entender um pouco desse esquema. Como o nome já diz Wide Nine Technique ( técnica de 9 de largura) consiste em ter um posicionamento mais espaçado na linha de scrimagge. Os jogadores nesse esquema tem por características muita explosão e velocidade e com o posicionamento mais lateral (referente a OL adversária), proporciona praticamente um ataque duplo ao OT em cada extremidade. A rotação dos jogadores (titulares e reservas) é intensa, buscando manter as pernas sempre frescas para um ataque a cada jogada.

Como qualquer esquema, ele trás vantagens e desvantagens. Vamos analisar alguns:

  • Pontos Fortes
 
  1.  Pressão contra o passe - Em jogadas de passe o QB do oponente, na maioria das jogadas, não terá muito tempo para executar a jogada, correndo o risco de sofrer um sack. Isso aumenta a possibilidade de erros do lançador e dificulta a tentativa de passes longos, por não dar tempo dos WR cumprirem sua rota antes do arremesso.


  2. Diminui necessidade de Blitz - Com o foco quase que exclusivo na pressão ao QB, a linha de 4 já se faz suficiente nesse aspecto. Logo, o time pode manter suas outras linhas mantendo posição, efetuando seu trabalho original, sem ter necessidade de enviar com frequência um LB, um CB ou S para tentar o sack sobre o QB. O sentindo de cobertura da equipe fica mais consistente. 

  • Pontos Fracos
   1. Buracos na linha - Com o espaçamento dos jogadores, a linha fica muito vulnerável ao jogo corrido. Principalmente que, ao montar o elenco visando esse esquema,  Washburn busca jogadores que sejam Pass rushers e não com características de bons bloqueadores contra o jogo terrestre.

   2. Dependência da linha de LB - Como dito no item anterior o jogo corrido não é prioridade da OL. Além disso, não se vê muitos bloqueios sobre TEs adversários. Logo, para ter sucesso, esse é um esquema muito dependende das qualidades e entrosamento com o grupo de LB (ponto fraco dos Eagles há anos)

Esse era um ponto que talvez tenha falhado no planejamento do time. Se você trás um esquema como o Wide Nine Technique, como não contratar um nome de liderança e experiência para comandar o grupo de LBs? Com o tempo poderemos ver, entre prós e contras, o saldo que essa nova filosofia vai render ao time.


Quer um texto seu publicado no Blog? Saiba como
O que acharam? deixem seus comentários. Façam suas análises... FLY BIRDS!!!

2 comentários:

  1. foi mal esse final de semana to sem tempo pra te mandar coisas fabio,mas na semana tudo normal :).bom gostaria de convidar o pessoal que colabora com o site para fazermos um dia antes de cada jogo uma "discussão " via skipe é so uma ideia oque acham?

    ASS: Marcos

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcos.. Como te disse apesar da boa idéia, não poderei assumir esse compromisso. Com trabalho, familia e outros projetos que tenho, fica complicado. (não tinha nem idéia do quanto um blog consome tempo..rsss, mas tá valendo a pena)... agora, se o pessoal quiser fazer esse encontro acho legal... abraço meu velho

    ResponderExcluir