quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Por que tantas mudanças de 2010 para 2011?


Os Eagles começaram essa temporada com muitas mudanças, tanto no elenco quanto no staff de treinadores.
O time tem um novo técnico de OL ( Mudd). Quem comandou a OL pelos últimos 13 anos (Castillo) agora é coordenador defensivo e o novo técnico da DL se chama Washburm, até temporada passada exercia essa função nos Titants

Eu me pergunto, porque tudo isso? Mudanças tão bruscas se espera de times que tiveram record de 3-13, 2-14. Esse não foi o caso dos Eagles, que venceu a divisão com record de 10-6 (e se não tivesse poupado muita gente na última partida por já estar classificado, poderia até ter sido 11-5). Nos Playoffs, a equipe perdeu para o campeão Green Bay  por apenas 5 pontos, numa partida onde teve a bola do jogo no final e onde o até então K do time, Arkes, perdeu 2 FG que, num dia normal, não perderia (foi revelado que ele estava com problemas familiares referente a saúde da filha,que o abalou muito durante a semana).

Então, mais uma vez, porque tanta mudança? Quando se está tão perto de um objetivo, o que se precisa fazer são ajustes, não uma guinada brusca. Ainda mais numa temporada atípica como esta. Sim, o Lockout era dado como certo na mídia, logo, claro que internamente eles também sabiam que ia acontecer. Então, porque arriscar tanto estando tão perto? O time estava no caminho certo. Porque não olhar as falhas e tentar ajustar com novas contratações?

Vamos pensar um pouco em duas mudanças:

1. Juan Castillo, novo coordenador defensivo

Num ano em que o time irá com tudo em busca do título segundo seu presidente, como é que você arrisca pegar alguém que passou os últimos 13 anos como técnico de OL e coloca para ser seu coordenador defensivo? Se acha que a OL não está bem treinada e quer trazer Mudd, faz a troca de treinadores. E se você acha que seu coordenador defensivo não serve mais, busca no mercado alguém com experiência para substituí-lo.

A defesa ano passado foi a 12a em jardas cedidas. O problema foi em pontos cedidos (21a). No entanto, as grandes falhas eram:
  • o lado direito do corner que era terrível (o jogador era tão bom que nem lembro mais o nome, e nem pra reserva serviu para o time);  
  • LBs. Mas isto é um problema crônico na era de Reid, devido a ele não investir nesta posição em qualidade de jogador
  • defesa de Redzone
e o que vemos agora? mudou o coordenador defensivo e só aumentaram os problemas. A inexperiência de Castilho está custando muito ao time. Durante os Jogos, os ataques adversários estão fazendo os ajustes e ele não está acompanhando. Outra coisa que não dá para entender. Você contrata Asomugha, que é considerado Top 2 na liga, e sempre jogou na marcação 1 a 1, contra os melhores WR adversários, e o põe numa marcação em zona, onde ele nunca jogou e onde suas principais habilidades não podem ser exploradas? não tem lógica na minha mente.

2. Jim Washburn, novo técnico de DL

 Será que o esquema da DL era tão ruim assim? A franquia foi buscar Washburn e seu Wide Nine Technique porque queria o time precionando mais o QB adversário. Mas, analisando bem, ano passado o Titans com esse esquema teve 40 sacks. Os Eagles tiveram 39. Como já foi dito num post anterior que explica o novo esquema da DL, este acaba expondo muito o time contra o jogo corrido. Mesmo com o grupo fraco de LBs, ano passado Philadelphia foi a 15a melhor defesa da liga contra o jogo terrestre, enquanto os Titans de Washburn foi a 20a defesa. Hoje o time ocupa a 30a posição nesse item enquanto os Titans, sem o Wide Nine Technique, é a 8a melhor defesa contra o jogo terrestre.

Se quer melhorar a qualidade da DL, porque não apenas trazer bons jogadores, como foi feito (Babin, Jenkins) ao invés de arriscar uma mudança tão brusca num ano em que você sabe que terá uma pré-temporada tão curta?

Se analisarmos a fundo, mudanças foram feitas mas os ajustes necessários não ocorreram (e não apenas defensivamente). O ataque foi um dos melhores do ano passado. Falhou muito na defesa do QB e nas converções na redzone; esses problemas continuam. O time trouxe Smith e Brown que, na teoria, são bons reforços. Mas, podemos considerá-los ajustes para sanar as falhas do ano passado? Sinceramente, gostei das contratações quando vi os nomes, mas esperava que fosse contratado um alvo grande como Plaxico, para as jogadas nas últimas 20 jardas (e este não escondeu que estava esperando uma proposta dos Eagles).
Não estou fazendo uma análise apenas por ver o baixo rendimento dos contratados neste momento (ainda acredito que Smith ajudará muito), apenas estou analisando a estratégia do time para o ano.

Talvez toda a empolgação com as grandes contratações nos cegaram para alguns fatos. Mas, hoje, analisando friamente, acredito que a mudança agressiva no staff do time foi equivocado. Um risco desnecessário para um time que ficou muito perto de um SB ano passado. Provavelmente com as contratações dos jogadores, mas sem essas mudanças fora do campo (talvez a excessão seja Mudd como técnico de OL) os efeitos seriam outros, e não estaríamos amargando este 1-3 indigesto neste inicio de temporada.  


Quer um texto seu publicado no Blog? Saiba como
O que acharam? deixem seus comentários. Façam suas análises... FLY BIRDS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário